Maiuze Silva Dobler

Curriculum vitae

 

Por influência da família, em 1991 iniciou os estudos de música com 5 anos, cursando aulas de piano no Conservatório Riograndense de Música com a professora Renara Prestes Oliveira na cidade de Tupanciretã/RS. Após 6 meses de estudos ao piano, migrou para aulas de teclado pelo Conservatório Santa Cecília com a professora Ariane Burtet, onde estudou até o ano de 1995. Em 1996, a convite da professora Renara Prestes Oliveira, retornou aos estudos de piano, cumprindo com o cronograma do Conservatório, diplomando-se em Teoria e Solfejo com a professora Almerinda Fraga Pereira no ano de 2001 e em Piano com as professoras Renara Prestes Oliveira e Gessi Prestes no ano de 2004. Foi orientada pela Prof. Dra. Vera Lúcia Vianna, conceituada pianista, hoje Professora do Curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria.

Nos anos de 1997 e 1998, integrou o projeto “Carreta da Cultura”, encabeçado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Tupanciretã, participando das oficinas de teatro, bem como da produção musical das peças apresentadas pelo projeto.

Participou de três edições do Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria e Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, nos anos de 2001, 2002 e 2004, tendo sido aluna de professores a nível internacional tais como, Guiseppe Luppis e Mauricio Gúsman, onde realizou a participação em recitais.

No período de 2000 a 2005, integrou o Coral do Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, regido pelo Ms. Bruno Silva Mardini, participando como coralista e solista. Foi membro da comissão organizadora do Festival da Canção Coral Mãe de Deus nos anos de 2002, 2003 e 2004. No ano de 2001 apresentou seu primeiro recital solo no Centro Cultural José Mariano de Freitas Beck, tendo no repertório obras de compositores brasileiros, tais como Heitor Villa Lobos, Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga, e internacionais, tais como Frédéric Chopin, Ludwig Van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart.

Devido a dedicação em sua formação acadêmica, manteve-se afastada das atividades musicais por cerca de 2 anos, no período de 2004 a 2006, quando foi convidada pelo Maestro Alessandro Munawek a fazer uma participação especial em um concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Rosa, da qual fez parte até meados de 2007.

Após este momento, devido a questões profissionais, afastou-se da música novamente até abril de 2010, quando foi convidada pela professora Almerinda Fraga Pereira para integrar a recém formada Orquestra Sinfônica de Tupanciretã, que, no momento, era regida pelo Maestro José Augusto Goi, de quem surgiu o convite para que fizesse parte da Orquestra Sinfônica de Três Passos como pianista.

Passou a integrar a OS3P, em junho de 2010, como pianista, solista e integrante do grupo vocal, e não deixando a Orquestra Sinfônica de Tupanciretã, onde atua como pianista. A partir de setembro de 2010, integra o corpo de docentes do projeto de ensino de música disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Três Passos, coordenado e pelo Maestro José Augusto Goi, ministrando aulas de piano e teclado para crianças a partir dos 5 anos, adolescentes e adultos.

Rege os corais da Congregação Evangélica Cruz de Três Passos, Coral Municipal da Terceira Idade de Três Passos, Grupo Vocal Lar Acolhedor e Clube do Coral do I.E.E. Érico Veríssimo.

Em 2012, fundou a Escola de Música Allegro que realizou o evento 1ª Amostra Celeiro de Música e Dança juntamente com os alunos de dança da Academia Performace.

 

 

Questionário

Qual o seu estilo de música favorito?

Outro (8)

Total de votos: 67